Estudantes do IPS levam projecto de leitura à comunidade

A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS) está a promover o projecto de trabalho com a comunidade local  “Ler é mAIS”, em torno da temática da animação do livro e da leitura entre 18 de Abril e 16 de Maio.

O projecto é desenvolvido pelos estudantes do 2.º ano do curso de licenciatura em Animação e Intervenção Sociocultural (AIS), no âmbito da Unidade Curricular de Design, Desenvolvimento e Avaliação de Projectos.

A primeira iniciativa é o seminário “Palavras ditas”, que contempla a apresentação de um livro de histórias para crianças/jovens, dois workshops com contadores de histórias, uma conferência com uma especialista da rede de bibliotecas e um painel para partilha de experiências e projectos, amanhã, dia 18 de Abril, nas instalações da ESE/IPS, entre as 9h00 e as 17h00.

Seguem-se, ainda em Abril, a actividade para famílias “Som das Letras” (dia 21, 10h00-12h30), que decorre na Escola do 1.º ciclo das Areias, incentivando a criação artística à volta das palavras e da música, e a sessão “Contos Fantósticos” (dia 28, 10h00-12h00), no Café das Artes da Casa da Cultura de Setúbal, onde os espetadores serão desafiados a participar e a decidir o desenlace de uma história contada com fantoches.

Em Maio, os estudantes de AIS rumam até ao Centro Comunitário de São Sebastião para aí recolher testemunhos junto dos idosos a partir de objectos que sejam para si significativos. Daí sairá a matéria-prima para a dramatização “Histórias de uma vida”, a cargo do Teatro Politécnico do IPS, com apresentação agendada para dia 2 de Maio, na Sala de Drama da ESE/IPS, a partir das 14h30, contando na assistência com a presença dos utentes que contribuíram com os seus depoimentos.

“A Alice vai à Escola Superior de Educação” é o nome da atividade prevista para 9 de Maio, envolvendo duas turmas da Escola do 1.º ciclo das Areias e várias unidades curriculares e anos do curso de AIS em diversas iniciativas, entre elas uma visita à exposição sobre o universo de “Alice no país das maravilhas”, um peddy paper e uma atividade de educação ambiental.

Ainda antes do encerramento, está prevista a 12 de Maio, na Biblioteca Municipal, a iniciativa “Caça Histórias”, que propõe a construção coletiva de histórias a partir de imagens e de palavras “escondidas”.

O projeto “Ler é mAIS” chega ao fim, a 16 de Maio, com “FabulArte”, uma actividade intergeracional no Palácio Fryxell, que juntará os idosos e as crianças envolvidas para um debate em torno de uma fábula de Bocage e para o desafio de criar objectos artísticos partir de materiais de desperdício.