Entrevista com Maria João Camolas, presidente da Associação da Festa das Vindimas: “A Festa das Vindimas será dedicada ao património vitivinícola e às suas gentes ”

Maria João Camolas, presidente da Associação da Festa das Vindimas para o biénio 2018/2019, aposta num forte cartaz musical para a edição deste ano que decorrerá de 30 de Agosto a 4 de Setembro na vila de Palmela. Ainda não é certo o fogo-de-artifício devido às condições do tempo. A responsável considera esta a rainha de todas as festas da região, que será dedicada ao património.

 

Florindo Cardoso

Setúbal Mais – Quais as expectativas para a edição da festa deste ano?

Maria João Camolas (M.J.C.)

As expectativas são as melhores. A Festa das Vindimas de Palmela é o mais importante certame da  região, é a rainha de todas as festas, é uma grande referência a nível nacional. Sabemos que esperamos sempre muita afluência. O ano passado foram cerca de 300 mil visitantes que passaram durante os seis dias da festa.

Este ano, temos uma equipa renovada, uma jovem direcção com elevados padrões, coesa e dinâmica, mas sobretudo apaixonada por Palmela e as suas festas, pela cultura que aqui se respira. A Festa das Vindimas será dedicada ao seu património vitivinícola, associativo e cultural, às suas gentes sob o lema do Ano Europeu do Património Cultural, que dá mote aos cortejos etnográficos de autoria de José Condença.

Queremos apostar com qualidade na música, na programação dedicada ao sector vitivinícola, na gastronomia, no desporto, nas artes no seu geral, por isso apostamos num forte cartaz musical, com

  • Sara Tavares,
  • Tiago Nacarato,
  • Os Azeitonas,
  • Blaya,
  • The Black Mamba,
  • Slow J,
  • Toy

e muitos outros.

Estamos também a apostar no regresso do desporto à Festa das Vindimas, com a organização da “Rampa das Vindimas” que consiste

  • numa prova de ciclismo em contra-relógio,
  • provas de orientação no centro histórico da vila,
  • passeios às vinhas da nossa região

e esperamos que a “Meia Maratona das Vindimas” regresse já no próximo ano.

Do ponto de vista da promoção dos principais produtores e referências de vinhos na região teremos cerca de 16 empresas presentes, com grandes marcas e vinhos medalhados em Portugal e um pouco por todo o mundo.

Queremos que a população se identifique e encontre os seus valores e que quem nos visita saiba quem somos e o que fazemos em Palmela.

S.M. – Quais as principais novidades da festa deste ano? 

M.J.C.

Este ano, vamos ter cinema nos dias 2 e 3 de Setembro e o privilégio de assistir ao filme “Setembro a Vida Inteira” da realizadora Ana Sofia Fonseca, que será exibido no Cine-Teatro São João, no horário nobre às 21h00, com entrada Livre, com o apoio da Casa Ermelinda Freitas. É um documentário que retrata a vida íntima do vinho português e também com especial destaque para a vindima da nossa região e para a nossa Festa das Vindimas, vale a pena ver.

Estamos a apostar forte nas temáticas da vinha e do vinho e neste sentido estamos a organizar o Concurso “A Melhor Vinha 2018” por forma a homenagear os nossos viticultores e a nossa viticultura tendo como objectivo a promoção na Região da DO Setúbal, DO Palmela e da IG Península de Setúbal, de uma viticultura de qualidade, premiando as parcelas, que pela sua gestão técnica adequada ao longo do ciclo vegetativo da videira, sejam uma referência na região. Representa também um incentivo aos jovens viticultores. Uma co-organização das principais instituições do sector AVIPE- Associação de Viticultores de Palmela e CVRPS- Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, com um júri técnico de referência.

Pretendemos homenagear o viticultor, a nossa viticultura e os investimentos praticados ao longo dos anos e ainda criar um espírito inovador, jovem e empreendedor na região! Fica o convite.

Durante a tarde de sábado, dia 1 de Setembro decorre na Biblioteca Municipal, o “Jogo de Equipa (Quiz)” – quem sabe mais sobre a vinha e o vinho da península de Setúbal. Às 14h30 e 15h30 realizam-se as semifinais e às 17h00, a final. O concurso/jogo (sistema “Quis”) será disputado por equipas de duas pessoas que respondem, num computador, a perguntas sobre o tema referido. Haverá prémios para os concorrentes e também para o público que assiste às duas semifinais e à final. Regulamento e inscrições em www.festadasvindimas.pt .

Teremos ainda uma programação de “Pôr-do-sol na adega” de excelência. Posso adiantar que no domingo, dia 2 de Setembro, pelas 19h00, em parceria com a Nature Affairs Moscatel Tasting realiza-se uma prova exclusiva comentada.

Sugiro que consultem o nosso site renovado e nas redes sociais Facebook e Instagram para mais informações detalhadas

S.M. – Vai realizar-se o fogo-de-artifício?

M.J.C.

Estão a decorrer reuniões segurança no sentido de avaliar essa possibilidade. Sublinhamos, no entanto, que temos uma envolvente problemática, uma zona de Reserva Natural protegida na proximidade da Serra da Arrábida, com a agravante de termos um centro histórico envelhecido com muitas habitações devolutas.

Tudo isto não ajuda! Se  autorizarem o lançamento do fogo-de-artifício é nossa intenção manter a tradição e fazê-lo com a máxima segurança, assim reza a historia destes 56 anos de Festa das Vindimas. Se não autorizarem comunicaremos atempadamente.

Não queremos criar espectativas na população nem em quem nos visita, propositadamente no último dia para assistir ao fogo-de-artifício e ao simulacro de incêndio ao castelo de Palmela, que sublinho são espectáculos distintos.

S.M. – A festa conta com vários apoios?

M.J.C.

Esta celebração não teria a enorme relevância que tem, sem o apoio das nossas empresas, do movimento associativo, dos parceiros neste longo caminho, e o reconhecimento de todos no trabalho desenvolvido em prol desta Associação das Festas de Palmela-Festa das Vindimas, da vila de Palmela e da região da Península de Setúbal.

Quero por isso deixar desde já, um forte agradecimento pela colaboração de todos.