Entrevista a Maria das Dores Meira, presidente da Câmara Municipal de Setúbal: “Vamos construir uma grande parede de homenagem a José Afonso”

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, revelou ao Setúbal Mais que vai ser construída uma grande parede de homenagem a José Afonso, no largo com o mesmo nome, frente ao auditório e virado para a avenida Luísa Todi. A autarca revelou ainda que a Pousada da Juventude de Setúbal deverá abrir em Abril e está para breve a passagem da gestão das praias da Arrábida para a Câmara de Setúbal para depois serem requalificadas.

Florindo Cardoso

  

Setúbal Mais – Quando está prevista a inauguração da Pousada da Juventude?

Maria das Dores Meira (M.D.M.) – Em princípio de Abril. Neste momento falta instalar o elevador com a respectiva plataforma até ao último piso do edifício. A obra está praticamente pronta no interior e exterior, faltando agora instalar os beliches, que devem chegar entre meados e finais de Março.

S.M. – Entra logo em funcionamento?

M.D.M. – Sim. Assim que for inaugurada a Pousada da Juventude estará aberta ao público.

S.M. – Vão funcionar ali mais serviços?

M.D.M. – Sim. Vai continuar a funcionar a sala ‘Ponto Já’, do Instituto Português do Desporto e Juventude, num espaço grande e depois terá ainda o Gabinete da Juventude, que já está a arrumar os materiais.

S.M. – E no exterior?

M.D.M. – A parte exterior, com vista para o largo José Afonso, vai ter uma cafetaria com esplanada, para a qual já lançámos o processo de hasta pública para a respectiva exploração. Queremos que todo o espaço seja utilizado pelas crianças e jovens, com vários brinquedos. Os miúdos, nomeadamente os dos skates, também terão seu espaço já que terão de deixar de utilizar o largo do Convento de Jesus, porque vai entrar em obras, cuja candidatura deve ser aprovada brevemente, fazendo daquele espaço um jardim verde.

S.M. – Em relação ao próprio largo José Afonso o que mais gostaria de fazer ali?

M.D.M. – Depende da construção da nova Biblioteca Municipal de Setúbal, para a qual estamos a verificar se abre alguma candidatura a fundos comunitários, para financiar a obra. Com a Pousada da Juventude e os serviços de apoio aos jovens grande parte do Largo vai ficar requalificado, que seria complementado com a nova biblioteca. Na restante parte queríamos fazer um jardim, para valorizar a parte do Largo que se encontra actualmente em terra batida. À frente do auditório, virado para a avenida Luísa Todi, vai ser construída uma grande parede de homenagem ao José Afonso, muito bonita e com poemas dele. O objectivo é criar uma parede de protecção aos ventos daquela zona. A Universidade de Aveiro está a fazer um estudo de ventos para saber que tipo de materiais e fundações deverá ter a parede.

S.M. – Como está o processo de requalificação do forte de Albarquel?

M.D.M. – A obra está para ser adjudicada em Março, quando vier cá a lady Helen Hamlyn (da fundação “The Helen Hamlyn Trust”.  que financiará a empreitada). Gostaria que a obra se realizasse rapidamente de forma a abrir no Verão. Na medida em que envolve uma entidade privada basta adjudicar para começar logo a obra.

S.M. – Em relação às praias das Arrábida para quando a passagem da gestão para a autarquia?

M.D.M. – Está para breve a assinatura de um protocolo com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), cujo teor deverá vir já à próxima sessão pública para a discussão e aprovação. A Câmara Municipal de Setúbal já tem o caderno de encargos sobre todas as intervenções que se propõe fazer em cada uma das praias – Figueirinha, Creiro e Portinho. Também temos quase pronto o protocolo com a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra para a praia de Albarquel. Em relação a esta, pretendemos que esteja ligada ao Parque Urbano de Albarquel, através de uma ponte pedonal, para a qual a Etermar – Engenharia e Construção, S.A. já fez o projecto. A praia não tem água nem saneamento. A entrada deve ser mais digna, ter acesso a pessoas com mobilidade reduzida, pontos de água para os utentes lavarem os pés e é necessário também reabilitar os apoios de praia.

S.M. – E o hotel previsto entre o Parque Urbano e o Forte de Albarquel?

M.D.M. – O projecto para construir um hotel de cinco estrelas está em andamento e a ser analisado pelo departamento do urbanismo da câmara.

S.M. – Em relação à 7.ª Bateria do Outão como está o processo?

M.D.M. – A Direcção-Geral do Património está a preparar uma hasta pública para venda da 7.ª Bateria do Outão. Já há interessados.

S.M. – Quando começam as obras na rotunda de acesso ao Alegro?

M.D.M. – Em breve. A rotunda vai ser embelezada com golfinhos em pedra, a imagem de marca da nossa cidade, sendo a obra apoiada pela Fundação Buehler-Brockhaus, (constituída por um casal alemão radicado em Setúbal).