Entrevista a Leonor de Freitas, proprietária da Casa Ermelinda Freitas

“Temos grande preocupação na qualidade e toda a equipa põe o seu amor no trabalho que faz na Casa Ermelinda Freitas”

 

Setúbal Mais – Qual o balanço de 2017, ano em que a Casa Ermelinda Freitas ganhou um recorde de prémios?

Leonor Freitas – Não podemos fazer bons vinhos sem boas uvas, portanto daqui resulta uma grande aposta na viticultura. Esta tem que estar de mãos dadas e é o que acontece na Casa Ermelinda Freitas, com o departamento de enologia. Com estes dois investimentos temos a grande preocupação na qualidade e toda a equipa põe o seu amor no trabalho que faz na Casa Ermelinda Freitas. Com tudo isto só podemos ter bons resultados e os melhores vinhos para presentear os nossos consumidores.

 

S.M. – Quais as perspectivas para o ano de 2018?

L.F. – As últimas colheitas tem sido de grande qualidade, o que tudo nos leva a pensar que vamos poder apresentar e presentear os nossos consumidores com vinhos de alta qualidade. As nossas expectativas são de podermos corresponder quer a nível nacional, quer a nível internacional com os melhores vinhos ao melhor preço.

 

S.M. – A Casa Ermelinda Freitas vai lançar novos vinhos em 2018?

L.F. – Sendo a Casa Ermelinda Freitas, uma casa dinâmica que pretende sempre ir ao encontro do mercado, iram sempre haver novidades, surpresas que pensamos que iram agradar ao consumidor. Neste momento podemos falar em duas grandes novidades que temos a certeza que vão ser dois grandes sucessos:

  • “Dona Ermelinda Grande Reserva” – Dona Ermelinda Grande Reserva 2013, o topo da gama da nossa marca mais emblemática, Dona Ermelinda. Um vinho único e raro, produzido a partir das melhores uvas de um ano excecional.
  • “Casa Ermelinda Freitas Gewürztraminer” – Um vinho delicado, floral, e elegantíssimo como poucos há em Portugal. Vinho muito feminino ideal apara comidas leves ou para aperitivos. (disponível apenas na loja da Adega da Casa Ermelinda Freitas).
  • “Colheita Tardia 2016” Vinho obtido a partir das uvas sobreamadurecidas, com base nas castas Sauvignon Blanc, Viognier, Moscatel Graúdo, Antão Vaz e Encruzado colhidas tardiamente. Um vinho doce, nobre, fino e elegante com muito boa frescura e final longo. Beber já à temperatura de 12 graus. Ideal para servir com sobremesa acompanhando todo o tipo de doces.

S.M. – A empresária Leonor Freitas participou no documentário “Setembro a Vida Inteira”. Gostou de participar e qual o feedback das pessoas?

L.F. – “Setembro a Vida Inteira”, é um documentário que na minha perspectiva divulga a vinha, o vinho e as várias famílias que em Portugal, e nas suas várias regiões estão envolvidas na produção da vinha e do vinho, e como é vivida afectiva e culturalmente e as suas tradições, pelas diferentes pessoas nas diferentes regiões. Não posso deixar de dar os parabéns à realizadora Ana Sofia Fonseca, pela iniciativa que teve de levar o vinho português pela primeira vez ao grande formato do cinema, e agradecer-lhe de se ter lembrado de mim, na representação da região de Palmela.

S.M. – A Casa Ermelinda Freitas participa na “Rota das Vinhas do Pó”. Considera importante para a afirmação desta terra de vinhos?

L.F. – A “Rota das Vinhas do Pó”, é extremamente importante para todos os empresários ligados ao sector. Ela é o dinamizador e catalisador de toda a região da sua divulgação e promoção. A Casa Ermelinda Freitas tem a obrigação de ser um parceiro e colaborador desta organização que se preocupa diariamente em divulgar este grande sector dos vinhos, da região de Palmela e Península de Setúbal.

Rota das Vinhas do Pó from On-innovation on Vimeo.

 

S.M. – A Casa Ermelinda Freitas recebeu novamente o Prémio Excelência PME2017. Considera importante este tipo de reconhecimento?

L.F. – É um orgulho para a gestão, e para todos os que trabalham na Casa Ermelinda Freitas, esta distinção consecutiva. Mas não há dúvida que aceitamos com alegria, mas com muita responsabilidade pois queremos continuar a ser distinguidos pelos consumidores com a preferência pelos nossos vinhos, e continuar a receber o prémio PME Excelência.