Encontros Poéticos de Setúbal reúnem meia centena de participantes

A primeira edição dos Encontros Poéticos de Setúbal, espaço de reflexão sobre temas ligados à criação poética e de partilha de poemas de diversos autores portugueses, que decorreu a 12 de Maio em vários locais da cidade contou com meia centena de participantes.

Alexandrina Pereira, presidente da Casa da Poesia de Setúbal, entidade promotora do evento, manifestou-se “muito satisfeita” pela adesão das pessoas. “Na Casa da Baía, a recepção reuniu muita gente e houve logo partilha e troca de livros”, disse a responsável adiantando que “fiquei muito feliz por participarem pessoas de fora”.

“O almoço de convívio contou com 46 pessoas, o que é muito bom para uma primeira edição”, provenientes de Lisboa, Vila Franca de Xira, Elvas, Portalegre e do Norte do país, disse ainda Alexandrina Pereira, realçando a oferta e sessão de leitura de poemas no auditório do Mercado do Livramento.

À tarde, realizaram-se apresentações e debates, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, o primeiro painel moderado por João Reis Ribeiro com a participação dos poetas Joaquim Pessoa, que abordou a “Diversidade da criação poética”, e Maximiano Gonçalves, com uma alocução sobre “Poesia – Inspiração ou trabalho”. O segundo painel, moderado por José António Chocolate em que Miguel de Almeida, da editora Esfera do Caos, e José Tavares, da Letras Paralelas, falou sobre “Partilha, publicação e edição”. Já a escritora Dina Barco abordou a “Motivação e didática da prática poética nas escolas”.

“Penso alargar estes encontros a poetas de mais cidades do país, o nosso sonho é internacionalizar”, disse Alexandrina Pereira.

Já o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, afirmou “Setúbal tem muitos poetas e pessoas que têm na escrita poética a sua forma de participação cultural na cidade”.

Pedro Pina elogiou o trabalho da Casa da Poesia porque “dá oportunidade a muitos setubalenses, e não só, que gostam de escrever publicando os seus trabalhos” neste caso “reuniu um conjunto de poetas de Setúbal e fora da cidade como Joaquim Pessoa, figura incontornável da poesia e congratulamos-nos com esta iniciativa”.

“Estamos certos que estes encontros vieram para ficar, crescer e a Câmara Municipal de Setúbal e a Casa da Poesia construíram mais um grande evento na nossa cidade”, concluiu o vereador da Cultura.