Distrito de Setúbal celebra 25 de Abril com música

Os municípios do distrito de Setúbal vão assinalar os 44 anos da revolução do 25 de Abril com um conjunto de actividades culturais e desportivas.

Setúbal:

Um espectáculo com a banda UHF e os artistas convidados Samuel, José Jorge Letria e Armando Teixeira “Balla”, dia 24 de Abril, às 22h00, na praça de Bocage, com entrada livre, é um dos destaques das celebrações em Setúbal.
A partir das 23h45, o público é convidado a seguir o “Quinteto Impossível” numa arruada pelas ruas da cidade até à Lota de Setúbal, local onde se realiza, com início às 00h00, um espectáculo pirotécnico que dá as boas-vindas ao dia 25 de Abril. Às 00h15, a arruada segue até às instalações da Sociedade Musical Capricho Setubalense para um concerto de música popular portuguesa.

No dia 25, realizam-se as cerimónias protocolares comemorativas da Revolução dos Cravos, a partir das 9h00, nos Paços do Concelho, com o hastear da bandeira, a que se segue, meia hora depois, uma homenagem aos antifascistas na placa central da avenida Luísa Todi, com deposição de flores no Monumento à Resistência, iniciativa organizada pela autarquia em conjunto com a URAP – União de Resistentes Antifascistas Portugueses. O programa segue para o Fórum Municipal Luísa Todi onde se realiza às 10h00 uma sessão solene da Assembleia Municipal e, às 11h15, uma homenagem a Odete Santos. A partir das 12h30, no mesmo local, há um momento cultural com músicas de Abril por Manuel Freire.


Almada:

Os concertos de “Xutos & Pontapés” e Gisela João realizam-se na noite de 24 de Abril a partir das 22h00, na praça da Liberdade. Na noite de 25, a partir das 21h30, o auditório municipal Fernando Lopes-Graça receberá o espectáculo, também de entrada livre, “Canções Possíveis, Poemas Heróicos – As Notas e Palavras de Dois Lunáticos'”, sobre a obra do compositor Fernando Lopes-Graça e do escritor José Saramago.
Barreiro – A programação comemorativa da Revolução dos Cravos inclui, na noite de 24 de Abril, o “Desfile da Liberdade”, às 20h30, com ponto de encontro na avenida de Santa Maria, e o concerto com Miguel Araújo, às 22h00, no Parque da Cidade, seguindo-se o espectáculo com Tony da Costa, na Tenda do Parque. Na manhã de dia 25, além das actividades desportivas no Parque da Cidade, decorre o hastear de bandeiras em todas as freguesias. Nos Paços do Concelho, o Hastear da Bandeira realiza-se às 11h30 e conta com a participação do Coral TAB, Banda Municipal do Barreiro e fanfarras dos Bombeiros Voluntários do Barreiro – Corpo de Salvação Pública e dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste.


Alcácer do Sal:

Fernando Tordo é o artista que vai animar musicalmente a noite de 24 de Abril, pelas 22h30, na praça Pedro Nunes, no âmbito das comemorações do 44º aniversário da “Revolução dos Cravos” proporcionadas pela câmara municipal.  O concerto, com entrada livre, vai percorrer o diversificado repertório deste cantor e compositor, tido como um dos pioneiros da música de intervenção e da música ligeira em Portugal e um dos maiores renovadores do Fado. A noite, porém, não será só de música: à meia-noite os céus vão pintar-se de cores garridas num magnífico espectáculo de fogo-de-artifício. As festividades prosseguem dia 25 de Abril, com a cerimónia de hastear da bandeira nacional no edifício dos Paços do Concelho, às 9h00. Pelas 10h00 é inaugurada no átrio dos Paços do Concelho a exposição “800 Anos do município – De 1218 a 2018”, que pode ser visitada até ao final do ano e que integra também as comemorações do 800.º aniversário do município.


Grândola:

A banda “Quinta do Bill” é a aposta do município para o espectáculo da noite de 24 de Abril, pelas 22h40. A Festa da Liberdade realiza-se no centro da Vila Morena, no espaço envolvente ao Complexo Desportivo Municipal José Afonso, e inicia-se com a animação de rua com original Bandalheira; 15 minutos depois será dado o tiro de partida para a tradicional “Corrida da Liberdade” e às 22 horas começa a arruada da Banda da Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense. O espectáculo de fogo-de-artifício piromusical e os sons da DJoana – a DJ mais Old School completam a noite da Liberdade. O dia 25 de Abril vai ser assinalado a partir das 11h00 com a cerimónia do hastear da bandeira e a sessão comemorativa da Revolução de Abril. À tarde a festa volta ao principal jardim da Vila com a actuação dos grupos de música tradicional do concelho.


Montijo:

O 44.º aniversário da Revolução do 25 de Abril de 1974 é festejado com um programa marcado pelos eventos institucionais, culturais e desportivos. Como habitualmente, no dia 25 de Abril, as comemorações vão iniciar com o Hastear da Bandeira, às 9h00, no edifício dos Paços do Concelho. A partir das 9h30, na praça da República arranca a V Corrida e Caminhada da Liberdade. A mesma hora, mas na localidade do Alto Estanqueiro, terá início a 13.ª edição do Passeio de BTT Rota Saloia, que já é uma tradição nas comemorações do aniversário de Abril, no Montijo. Às 11h00, junto ao Monumento dos Combatentes do Ultramar (frente ao cemitério de São Sebastião), vai decorrer uma cerimónia de homenagem aos mortos na Guerra do Ultramar, promovida pelo Núcleo do Montijo da Liga dos Combatentes. A Sessão Solene de Comemoração do 25 de Abril terá lugar às 16h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Para finalizar as comemorações da Revolução dos Cravos, Carlos Alberto Moniz vai subir ao palco do Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida, às 21h00, com o espectáculo “Resistir de Novo”. Para além das suas canções originais, Carlos Alberto Moniz homenageia José Afonso, José Mário Branco, Adriano Correia de Oliveira, Luiz Goez, Manuel Alegre, José Carlos Ary dos Santos, Lopes-Graça, Manuel Freire e muitos mais. O espectáculo é gratuito.


Moita:

António Zambujo actua no dia 24 de Abril, pelas 22h15, na r. Francisco Assis (junto à Igreja) – Baixa da Banheira. “Pica do 7”, “Valsa do Vai Não Vás”, “Fatalidade” são alguns dos temas com que António Zambujo nos irá brindar. A primeira parte do concerto deste alentejano de Beja vai estar a cargo do Grupo Coral Alentejano “O Sobreiro”.
Santiago do Cacém: Concerto com Diogo Piçarra, no dia 24 de Abril, pelas 22h00, no Parque Verde da Quinta do Chafariz, em Santiago do Cacém. Entrada livre.


Palmela:

O extenso programa que assinala o aniversário da Revolução dos Cravos, em todas as freguesias, inclui actividades que abrangem diversas áreas de expressão cultural e artística e de convívio, prolongando-se além do mês de Abril. Destacam-se as exposições “A PIDE em Pinhal Novo – Para que a Memória não esmoreça”, patente até 3 de Maio, no Cine-teatro S. João, e “Dançar Abril” e o espectáculo com a Banda do Andarilho no dia 24 de Abril, às 22h00, no auditório municipal de Pinhal Novo.


Seixal:

Anjos com os irmãos Feist apresentam “Ontem, Hoje e Amanhã, Seixal Sempre!”, um concerto que reúne os seus êxitos e uma viagem pelas músicas da revolução, na noite de 24 de Abril, na praça 1.º de Maio, no Seixal. Depois do fogo-de-artifício, que começa à meia-noite, é a vez de Aurea actuar no palco instalado na frente ribeirinha do Seixal.


Sesimbra:

 

Para assinalar os 44 anos do 25 de Abril, o concelho de Sesimbra recebe dois nomes maiores da música portuguesa: Camané e Samuel Úria. Com percursos e estilos diferentes, une-os um enorme talento. Camané actua na Fortaleza de Santiago, em Sesimbra, enquanto Samuel Úria sobe ao palco, ao mesmo tempo, no Parque da Vila, na Quinta do Conde. A seguir à música, há o habitual espectáculo de fogo-de-artifício, que comemora a conquista da liberdade. No dia 25, o Parque da Vila volta a receber, a partir das 10h00, um conjunto de atividades promovidas pela Câmara Municipal, Junta de Freguesia e movimento associativo, que inclui o popular piquenique. Em Sesimbra, realiza-se uma arruada pela vila, às 10h30, pela Sociedade Musical Sesimbrense. Já na freguesia do Castelo, o Parque Augusto Pólvora recebe entre as 15h00 e as 18h00 várias actividades, entre as quais uma sessão de yoga e um concerto musical pela Bota Big Band.
Sines: A banda “Amor Electro” actua nas comemorações do 25 de Abril em Sines. O concerto está marcado para 24 de Abril, a partir das 22h30, no Castelo de Sines. Além do concerto, a Noite da Liberdade no Castelo contará com um espectáculo de fogo de artifício e o set dos DJs InsertCoin. Entrada livre.