Semana do Mar de Setúbal promete atrair milhares: De 10 a 16 de Outubro com diversas actividades

Visitas aos navios Sagres e Creoula e à caravela Vera Cruz, veleiros ao luar com street food e animação musical, e passeios em embarcações tradicionais são as principais atracções da Semana do Mar de Setúbal, entre 10 e 16 de Outubro, prometendo atrair milhares e pessoas à zona ribeirinha da cidade.

A Semana do Mar, promovido em parceria pela Câmara Municipal e pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), decorrerá entre 10 e 16 de Outubro, prometendo atrair milhares de pessoas à zona ribeirinha para visitar os navios Sagres, Creoula e Vera Cruz.

O evento de celebração da relação da cidade com o rio, começa no dia 10, às 17h30, com a inauguração da exposição “Pescadores de Setúbal – olhares do passado, desafios do presente”, promovida em parceria com a Bivalmar e a Setúbal Pesca, no Cais 2. Após uma encenação baseada no texto “Os Pescadores”, de Raul Brandão, pelo Grupo Galateia, segue-se, às 19h30, um cocktail de degustação de sabores do mar, organizado em parceria com a Docapesca.

No dia 11, pelas 15h, o Fórum Municipal Luísa Todi recebe a palestra “Experiências Náuticas Surpreendentes”, com Francisco Lufinha, que em 2015 bateu o recorde mundial da maior viagem de kitesurf sem paragens, ao percorrer a distância de 874 quilómetros. A acção é organizada em parceria com escolas e instituições particulares de solidariedade social do concelho. Segue-se outra palestra, intitulada “Os primórdios da actividade portuária no Estuário do Sado – do período Fenício até à Idade Média”, por Carlos Tavares da Silva, a realizar, às 17h, no auditório da APSS, numa organização desta instituição em parceria com a Associação de Municípios da Região de Setúbal. O segundo dia da Semana do Mar termina com um concerto da Banda da Armada, de entrada gratuita, com início às 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi.

A Semana do Mar prossegue a 13 com a terceira edição do Seminário Internacional “As Cidades Portuárias e a Relação Porto-Cidade”, que aborda a “Valorização Sustentável dos Recursos do Mar – Oportunidades da Economia Azul para a Região de Setúbal”. O encontro, a realizar entre as 9h30 e as 13h, no Fórum Municipal Luísa Todi, é de participação gratuita, mediante inscrição, através dos contactos da APSS, 265 542 023 ou ssilva@portodesetubal.pt.

À tarde, a partir das 16h, a Casa da Baía é palco da apresentação de um projecto da Câmara Municipal de Setúbal, na área da Protecção Civil, inovador a nível nacional. O “Setúbal SOS” é uma aplicação para smartphone, disponível para os sistemas operativos Android e IOS (Apple), que tem como mais-valia a possibilidade de o utilizador dar a conhecer ao operador da central de chamadas do Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros (SMPCB), de forma instantânea, a sua posição geográfica através da ligação de dados móveis e do GPS do telemóvel. A aplicação permite também o contacto do SMPCB com o utilizador, através do envio de notificações com avisos ou alertas meteorológicos. A instalação no telemóvel da aplicação “Setúbal SOS”, que se destina a todos aqueles que vivem, trabalham ou visitam Setúbal e tem como âmbito geográfico de utilização o concelho, é gratuita.

Após esta sessão, a Semana do Mar prossegue com a chegada a Setúbal do navio-escola Sagres e de uma lancha de fiscalização rápida da Marinha Portuguesa, com acostagem prevista para as 18h no Cais 2 da APSS. Após a apresentação de cumprimentos ao comandante do Sagres, marcada para as 19h, segue-se o primeiro período de visitas públicas ao navio, entre as 20h e as 23h.

Gastronomia, animação musical e stands institucionais integram a iniciativa veleiros ao luar, que decorre nos dias 13, 14 e 15, das 20h às 23h, igualmente no Cais 2.

O Creoula e a Vera Cruz juntam-se ao Sagres às 10h de dia 14, e as três emblemáticas embarcações portuguesas recebem, entre as 10h e as 17h, a visita de centenas de alunos das escolas do concelho.

Estão igualmente previstos batismos de mar na lancha de fiscalização rápida, entre as 10h e as 18h, e visitas públicas ao Creoula e à Vera Cruz, das 14h às 23h.

No dia seguinte, 15 de outubro, prosseguem as visitas da população em geral às embarcações, incluindo o Sagres, das 10h às 23h.

Passeios no Sado a bordo das embarcações tradicionais Zé Mário, Hiate de Setúbal e Maravilha do Sado, das 10h às 13h e das 14h às 17h, é outra iniciativa agendada para dia 15. A participação nas visitas está sujeita a inscrição prévia, que pode ser feita no stand da organização da Semana do Mar – Setúbal 2016 instalado no Cais 2 ou no endereço ssilva@portodesetubal.pt.

De destacar ainda no dia 15 a Regata Dia Mundial do Mar, das 10h às 14h.

Um desfile náutico de partida das embarcações Sagres, Creoula e Vera Cruz, às 10h30, marca o último dia do evento, a 16.

Está ainda prevista a realização de diversos workshops ao longo da Semana do Mar – Setúbal 2016.

 

Economia do mar na UE: Metade do comércio realizado por mar

O transporte marítimo desempenha um papel essencial no comércio internacional de mercadorias da União Europeia (UE). Em 2015, o volume do comércio de mercadorias da UE com países terceiros (não pertencentes à UE) por via marítima representou aproximadamente 51% do comércio de mercadorias da UE.

As percentagens mais elevadas de comércio de mercadorias com países terceiros por esta via foram registadas em Portugal (81 % das trocas comerciais).

Por ocasião do Dia Mundial do Mar, celebrado no passado dia 29 de Setembro, o Eurostat, o Serviço de Estatística da União Europeia, publicou uma selecção de dados sobre o comércio internacional de mercadorias por via marítima, bem como sobre o transporte marítimo.

 

Valorização dos recursos da região: Seminário debate economia do mar

As oportunidades relacionadas com a economia do mar para a região de Setúbal estão em destaque num seminário internacional que terá lugar no dia 13 de Outubro, no Fórum Municipal Luísa Todi, no âmbito da Semana do Mar 2016.

A terceira edição do Seminário Internacional “As Cidades Portuárias e a Relação Porto-Cidade”, que decorre durante a manhã, aborda a “Valorização Sustentável dos Recursos do Mar – Oportunidades da Economia Azul para a Região de Setúbal”.

A abertura dos trabalhos, marcada para as 9h30, está a cargo do vereador Carlos Rabaçal, da Câmara Municipal de Setúbal, e da presidente do Conselho de Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, Lídia Sequeira.

O primeiro painel, com início às 10h, moderado pelo director adjunto de informação da RTP André Macedo, tem como tema a “Valorização Sustentável dos Recursos do Mar” e conta com quatro intervenções.

Sérgio Faias, da Docapesca, aborda a importância da valorização do pescado e a transferência de valor para o sector, enquanto o presidente do Instituto Politécnico de Setúbal, Pedro Dominguinhos, fala sobre a aposta do ensino superior na formação em tecnologias do mar.

Realizam-se ainda duas intervenções sobre a valorização sustentável dos recursos marinhos por parte de Francisco Espregueira Mendes, da empresa Telles de Abreu e Associados, e de Gunvor Alida Endresen, da Embaixada da Noruega em Lisboa, que apresenta o caso específico deste país europeu.

Após uma pausa para café, o seminário prossegue às 11h30 com uma mesa redonda sobre as “Oportunidades da Economia Azul para a Região de Setúbal”, que tem como moderador o sub directo da RTP Paulo Sérgio. Neste painel participam Pedro Ferreira, da empresa Exporsado, ligada à ostricultura, Gonçalo Esteves, do Clube Náutico de Cascais, Joana Moreira da Silva, da associação Blue Bio Alliance, que tem como objectivo criar uma rede nacional de cadeia de valor dos recursos marinhos, e Hugo Henriques, da empresa de reparação e manutenção naval Sopromar.

O seminário, com sessão de encerramento às 12h45, é de participação gratuita, mediante inscrição, através dos contactos 265 542 023 e ssilva@portodesetubal.pt.