Curta-metragem sobre Festas de Tróia

Carlos Silveira realizou a curta-metragem “Rio de Cera” sobre as Festas de Tróia. Pode ver em: https://vimeo.com/269612159

Recorrendo a filmagens de 2015 e de 2016, a peça, com cerca de 10 minutos, dá a medida da participação, do entusiasmo, da religiosidade, da festa de uma das mais antigas manifestações religiosas ligadas aos pescadores e muito participada.

A Festa de Nossa Senhora do Rosário de Tróia é uma das mais antigas festas de pescadores de Setúbal e ocorre anualmente no mês de Agosto. São três dias de festividades em devoção a Nossa Senhora do Rosário de Tróia, que terminam com um Círio Fluvial de barcos engalanados no rio Sado.
Esta é uma celebração religiosa e pagã conhecida há mais de 300 anos e que tem ressurgido nos últimos anos com grande participação popular. Pescadores, suas famílias, amigos ou simplesmente visitantes juntam-se ano após ano, pedindo à Santa de Tróia protecção no mar e na faina.
A festa é um ritual que une os dois lados do rio Sado. A península de Tróia e Setúbal, de onde é originária a comunidade piscatória que promove a festa, juntamente com a igreja.
A combinação simbólica, com raízes históricas, do religioso, do simbólico, do comunitário e da identidade, que a festa convoca.