Curso de suporte básico de vida em Setúbal

Group of teenagers learing CPR (cardiopulmonary resuscitation) in school.

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do tejo (ARSLVT) vai promover um curso de Suporte Básico de Vida (SBV) no dia 11 de Maio, no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Arrábida.

A ARSLVT é a única ARS do País acreditada pelo INEM para formar os seus profissionais em Suporte Básico de Vida. A aposta nesta área visa capacitar os profissionais das unidades de saúde para melhor responder aos utentes, nomeadamente em potenciais situações de paragens cardiorrespiratória em que possível salvar vidas.

Esta é a primeira ação de formação sobre SBV a Sul do Tejo e no ACES Arrábida, incidindo sobre cerca de 40 profissionais oriundos de duas Unidades de Saúde Familiar (USF): a USF Santiago pertence ao concelho de Palmela, é modelo B e também está a participar neste curso inserida num processo voluntário de acreditação de qualidade.

A USF S. Filipe pertence ao concelho de Setúbal e é modelo A.

Esta edição tem outra particularidade: pela 1ª vez vamos ter assistentes técnicos entre os formandos, além de médicos e enfermeiros.

Os formandos receberão formação ao longo de todo o dia.

Para que não seja interrompido o funcionamento das USF em causa, os profissionais de ambas serão “distribuídos” em dois grupos: um de manhã e outro à tarde.