Culsete encerra em Outubro: Com de mais de 40 anos de existência

A carismática livraria de Setúbal, Culsete, sita na avenida 22 de Dezembro, vai fechar portas em Outubro. O anúncio foi feito por Fátima Ribeiro de Medeiros, proprietária do espaço. A livraria abriu há 46 anos pelas mãos de Manuel Medeiros que faleceu há três anos.

“Por razões que se prendem com a salvaguarda da minha saúde, vou dar por terminada, durante o próximo mês de Outubro, a actividade livreira da Culsete, cessando assim a intervenção de uma casa de leitura e para a leitura, cuja ação cultural teve uma dimensão local e nacional”, refere em comunicado a viúva de Manuel Medeiros, um açoriano que se apaixonou por Setúbal.
“Apesar das inúmeras diligências por mim efetuadas, não foi possível encontrar até ao momento ninguém que queira prosseguir com este projecto” lamenta, frisando que “mantenho, porém, essa hipótese em aberto até ao último dia”.
Para Fátima Ribeiro Medeiros “a cidade de Setúbal vai mais cedo ou mais tarde ressentir-se da falta de um centro de animação cultural tão importante como tem sido esta livraria. Chegam, assim, ao fim quarenta e seis anos de mediação livreira, primeiro em nome da Culdex e, desde 1973, em nome da Culsete”.

De referir que entre 23 de Setembro a 2 de Outubro realiza-se uma liquidação total do fundo da Culsete, com livros desde 0,50 cêntimos a 10€. O horário é nos dias úteis e sábados, das 10 às 13h e das 15 às 19h e aos domingos, das 14 às 20 h.