Costa da Caparica: Praia da Adiça aprovada para nudistas

 

A legalização do naturismo na praia da Costa da Caparica, solicitada pela Federação Portuguesa de Naturismo (FPN), faz de Almada o único concelho com duas praias naturistas oficiais, num total de oito praias em Portugal.

 

A Praia da Adiça, na Costa da Caparica, passou a ser oficialmente uma praia naturista em resultado da decisão tomada na Assembleia Municipal de Almada no passado mês de Junho, com o voto a favor da maioria dos deputados. Para a Federação Portuguesa de Naturismo (FPN) a legalização desta zona é bem-vinda, depois de um processo que teve início em Setembro de 2014.

A proposta da Câmara de Almada apresentada à Assembleia Municipal argumenta que a prática de naturismo vem ganhando “cada vez mais adeptos a nível mundial” e, no caso do concelho, onde já existe uma praia oficial naturista (Bela Vista), contribui para a “quebra da sazonalidade”.

No caso da Praia da Adiça, a prática de naturismo era tolerada há cerca de trinta anos, pelo que foi entendido fazer sentido dar o passo para a legalização, tendo por base a Lei n.º 53/2010 de 20 de Dezembro que define o regime da prática de naturismo e a criação de espaços para a mesma. Uma decisão que é da competência das assembleias municipais depois de obterem parecer fundamentado da entidade regional de turismo competente.

A proposta agora aprovada refere que a legalização da Praia da Adiça para este uso foi solicitado pela FPN, tendo sido “recolhido parecer fundamentado junto da Entidade Regional de Turismo, que se pronunciou positivamente”. Também da parte da Câmara Municipal de Almada “não foi colocada qualquer objecção”.

Refere a FPN, através do seu site, que foram feitas várias reuniões com vereadores, técnicos e o presidente da Junta de Freguesia da Costa da Caparica, tendo sido “entregue na Câmara de Almada o requerimento para a Legalização da praia a 13 de Fevereiro de 2015”.

“A prática naturista é uma forma de viver em harmonia com a natureza caracterizada pela prática da nudez colectiva, com o propósito de favorecer a auto estima, o respeito pelo outros e pelo ambiente”, refere a proposta aprovada em Almada.

Quatro meses depois, o concelho de Almada passa a ser o único do país com duas praias naturistas oficiais, a da Bela Vista e a da Adiça. Em Portugal, onde já se praticava nudismo nos anos 20 do século passado nas praias da Costa da Caparica, tendo depois, com a ditadura, passado a ser considerado um “atentado ao pudor”, e renascendo apenas no pós-25 de Abril, existem agora oito praias oficiais para naturistas e todas no Sul do país: Adegas, Alteirinhos, Barril, Belavista, Deserta, Meco, Salto e Adiça.

Existem as “toleradas” ou “praias de uso e costume”, como por exemplo no litoral alentejano com destaque para Tróia, que são habitualmente frequentadas por nudistas, mas que, não sendo oficiais, podem levar a que os outros utilizadores protestem e a autoridade terá de actuar.