Coro “Setúbal Voz” anuncia actividades da nova temporada

Setúbal Voz
Coro Setúbal Voz

Espectáculos com dramaturgia, encenação, figurinos e música  

O coro “Setúbal Voz” anunciou as principais linhas do novo projeto artístico, bem como as actividades programadas para a nova temporada 2018, durante uma conferência de imprensa realizada no dia 6 de Dezembro, às 17h30, no bar Roof61.

Rui Águas, presidente da direcção e o maestro e compositor Jorge Salgueiro, director artístico do coro, referiram-se aos vários aspectos do projecto, classificando-o de música erudita contemporânea, que visa construir uma identidade própria trabalhando um repertório constituído essencialmente por peças dos séculos XX e XXI.

“Desde a primeira hora que a Câmara Municipal de Setúbal deu o seu apoio integral a este projecto, o qual propõe a valorização da expressão artística do canto, em contexto de contemporaneidade, em busca da excelência, ao afirmar-se como uma referência nacional, projetando assim o nome de Setúbal. Também a Junta de Freguesia de São Sebastião é associada desta nova narrativa”, referiu Rui Águas.

Outra das apostas da nova direcção artística, além do repertório de concerto, transversal em toda a actividade do coro, será o de construir alguns espectáculos com dramaturgia, encenação, figurinos e música a partir da temporada 2018/2019.

Uma das bases do projecto é a estreia absoluta de música coral, estando neste momento confirmadas obras dos compositores Luís Carvalho, Vítor Rua, Hugo Vasco Reis, Lino Guerreiro, Vítor Joaquim, Philippe Trovão e António Laertes (sobre Sebastião da Gama). Prevê-se também a estreia em Portugal de obras de autores estrangeiros a revelar brevemente.

“Esperamos estrear uma obra por concerto: no dia 26 de Novembro estreámos ‘Génesis’, de Jorge Salgueiro e, no dia 17 de Dezembro, no Museu Giacometti, ‘Fernando’, (obra sobre Fernando Lopes-Graça) de Luís Carvalho. Em princípio, todos os concertos irão decorrer em locais belos e inusitados da cidade de Setúbal que serão previamente anunciados”, referem os responsáveis.

Foi declarado que pelo menos em 2018, os jovens com idade inferior a 30 anos terão uma quota de coralista mais reduzida, podendo essa isenção de pagamento ser total. É representativo deste projecto, para efeitos de progressão e incentivo de estudos musicais na área do canto, a atribuição pelo coro de duas bolsas de 500 euros para jovens coralistas do “Setúbal Voz”, com regulamento a definir no início de 2018.

O coro está ainda aberto à admissão de novos elementos, bastando para tal comparecer num dos ensaios regulares que se realizam às segundas e quintas-feiras no Auditório do Mercado do Livramento pelas 21h00.