Chegámos ao 100

O Jornal Setúbal Mais atingiu o bonito número de 100 edições. É obra na imprensa regional, onde projectos começam e acabam num ápice devido às dificuldades financeiras do mercado publicitário, falta de compradores de jornais e a invasão das redes sociais que debitam milhares de notícias, de forma gratuita, muitas sem pagar qualquer imposto ao Estado como a Google e o Facebook.

A imprensa regional desempenha um papel essencial na divulgação das actividades da região onde está inserida, nomeadamente os projectos de desenvolvimento económico, social e cultural e as histórias das gentes de cada terra.

Este projecto já vai a caminho dos quatro anos de existência. Foi fundado a 3 de Abril de 2014. Como o tempo passa depressa! Foram anos e meses de luta diária caminhando contra marés mas sempre com o objectivo de dar o lado positivo do jornalismo e sobretudo mostrar o que o distrito de Setúbal, incluindo o Litoral Alentejano, tem de bom.

Este projecto nasceu de um sonho acalentado há muitos anos. Após várias experiências em jornais do distrito de Setúbal foi possível arrancar com o Jornal Setúbal Mais. Foi o resultado de vários factores: o facto de ter ficado no desemprego em 2013 em resultado do encerramento do então principal jornal da cidade de Setúbal e pela dinâmica gerada pelo apoio do Centro de Emprego para criar o próprio posto de trabalho. Foi um grande risco que nem todos estão dispostos a correr mas como sempre ao longo da minha, pugnei pela actividade e aventura. Passados estes anos, não estou arrependido de nada e o projecto é para continuar com a mesma força e determinação.

Temos aqui as maiores empresas do país que exportam para o mundo inteiro, desde a Autoeuropa que faz chegar os seus carros à China, Europa e Estados Unidos, entre outros países, a Navigator e a Secil, a Lisnave e a Sapec.

Grandes grupos de turismo estão instalados no distrito como a Sonae com o Troiaresort, o Pestana em Tróia, a Herdade da Comporta e muitos outros agentes económicos que criam um grande dinamismo.

As adegas que têm conquistado muitos prémios nacionais e internacionais. Ermelinda Freitas, Adega Cooperativa de Pegões, Sivipa e a Adega de Palmela são bons exemplos de sucesso.

O Jornal Setúbal Mais quer dar bons exemplos e felizmente não faltam no distrito de Setúbal. Com o novo terminal no Barreiro, o aeroporto das companhias aéreas low-cost no Montijo, os investimentos turísticos no Litoral Alentejano fazem deste território uma potência de desenvolvimento que contribuirá fortemente para riqueza nacional.