Caso das viagens pagas pela GALP: Presidentes das Câmaras de Sines e Santiago aceitaram convites

A comitiva de convidados da GALP para assistir o Hungria-Portugal, em Lyon, incluiu, além de três secretários de Estado e um deputado do PSD, dois autarcas, de Sines (PS) e de Santiago do Cacém (CDU).

 Os presidentes das câmaras municipais de Sines (PS), Nuno Mascarenhas, e de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha (CDU), aceitaram convites da GALP para irem até Lyon, no dia 22 de Junho, para assistirem ao jogo da selecção nacional de futebol contra a equipa da Hungria, em Lyon, o último jogo da fase de grupos. A revelação foi feita pelo jornal “Observador”, que já mereceu uma reacção do PCP.

O PCP sublinha, em nota enviada ao referido jornal, que Álvaro Beijinha foi eleito “como independente pela CDU” e mantém a posição face “à exigência de uma atitude na gestão pública de indispensável separação entre o poder político e económico”.

“A propósito da deslocação ao Europeu de Futebol do presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, eleito como independente pela CDU, o PCP para lá da maior ou menor relação de influência que a competência das diversas entidades públicas suscite, reafirma a sua posição de princípio quanto à exigência de uma atitude na gestão pública de indispensável separação entre poder político e económico”, lê-se na nota do PCP.

O “Observador” também falou com a GALP sobre estes convites, mas a resposta manteve-se igual à dada pela petrolífera no início da polémica. Além de “não comentar convites individuais”, a GALP enquadra quaisquer iniciativas deste género numa prática comum de “envio de convites a pessoas e instituições com as quais a empresa se relaciona. Entre os convidados encontram-se parceiros de negócios, fornecedores e prestadores de serviços, agências de publicidade, representantes institucionais e dezenas de clientes, grandes e pequenos”.

Segundo aquele jornal, “a relação da GALP com os dois municípios é estreita, tendo uma das suas duas refinarias do país instalada em Sines e muitos dos seus trabalhadores são residentes no município vizinho, Santiago do Cacém, com quem a empresa tem mantido também uma relação próxima”. “A GALP é um habitual parceiro de ambas as câmaras do distrito de Setúbal, com a celebração de vários protocolos de colaboração entre as partes ao longo dos últimos anos, tanto para a construção de infraestruturas (pavilhões multiusos, por exemplo) como para o apoio à atividade de instituições locais e colectividades”, adianta.

Os presidentes das câmaras municipais e Sines e de Santiago do Cacém aceitaram convites da GALP para irem até Lyon, dia 22 de Junho, para assistirem ao jogo da selecção nacional de futebol contra a equipa da Hungria, em Lyon, o último jogo da fase de grupos. Álvaro Beijinha, o autarca de Santiago do Cacém eleito pela CDU, e Nuno Mascarenhas, autarca de Sines eleito pelo PS, partilharam o mesmo voo que levou o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade.

Nuno Mascarenhas, em comunicado, confirma ter aceite o convite, formulado pelo director da refinaria de Sines. “Este convite foi aceite a título particular, mas também enquanto representante deste município, na sequência das boas relações institucionais existentes com o responsável daquela unidade, que gera significativa riqueza e postos de trabalho no concelho”, salienta o edil.

“O presidente está de consciência tranquila sobre a aceitação do convite para assistir ao jogo da selecção nacional, mantendo o empenho, a independência e a imparcialidade com que sempre tem defendido os interesses da população de Sines, e continuará a fazê-lo, em todos os momentos e perante todos os agentes, incluindo os económicos, independentemente de quaisquer relações pessoais”, adianta.