Carnaval 2017

Carnaval regressa ao Montijo com desfiles na cidade

A celebração do Carnaval está de regresso à cidade do Montijo. De 24 a 28 de fevereiro, vão ser cinco dias de muita animação, diversão e folia.

O grande destaque são, naturalmente, os corsos carnavalescos que vão sair à rua nos dias 26 e 28 de fevereiro, 15h, num percurso desde a frente ribeirinha, passando pela praça da República, até à avenida dos Pescadores. A entrada é livre.

Os corsos carnavalescos vão contar com a participação de cerca de mil figurantes e sete carros alegóricos carregados de sátira à política local e nacional.

O Carnaval do Montijo 2017 irá começar no dia 24 de Fevereiro, às 10h, com o Carnaval das Escolas que vai juntar em desfile mais de duas mil crianças do Agrupamento de Escolas do Montijo.

O Forum Montijo associou-se ao Carnaval do Montijo 2017 e, no dia 25 de Fevereiro, às 16h, vai receber um desfile carnavalesco.

No sábado, 25 de Fevereiro, às 21h, na praça da República não pode perder a “Parada da Alegria”, um espectáculo de música e dança que promete muita animação, com a presença de Dandy Lisbon. Para além de Dandy Lisbon, vão subir ao palco o Grupo de Capoeira da Banda Democrática 2 de Janeiro, o Grupo d’ “Os Unidos”, os Mad G Wine Crew e os United Dance Crew. O samba irá, também, marcar presença com grupos da Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro, do Estúdio Zumba Areias e da Dance Fusion.

Neste Carnaval não faltam os tradicionais bailes e vão haver muitos na sede dos Unidos, na Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro, na Banda Democrática 2 de Janeiro e no Musical Club Alfredo Keil, numa organização d’ A Quadrada.

Recorda-se que por iniciativa das colectividades locais, houve a decisão de retomar a tradição da celebração do Carnaval no Montijo. A organização do Carnaval do Montijo 2017 é da Banda Democrática 2 de Janeiro, Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro, Motoclube do Montijo, Clube Desportivo Cultural e Recreativo Os Unidos, Associação A Quadrada e Grupo de Amigos Os Comilões, com o apoio de outras entidades do concelho, incluindo a Câmara Municipal do Montijo e a Junta da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro.

O apoio de 25 mil euros da Câmara Municipal do Montijo vai ser distribuído pela Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro que receberá seis mil euros; a Banda Democrática 2 de Janeiro também seis mil euros; o Motoclube do Montijo cinco mil euros; o Clube Desportivo Cultural e Recreativo “Os Unidos” cinco mil euros e A Quadrada três mil euros. De fora, ficou o Grupo de Amigos “Os Comilões”, que também integra a comissão organizadora, mas que por motivos do foro da própria associação não receberá apoio financeiro.

A verba atribuída tem como objectivo apoiar a construção de carros alegóricos para os corsos carnavalescos, a contratação de grupos de músicos e a aquisição de fantasias de Carnaval. Além deste apoio financeiro, o município irá, igualmente, prestar apoio logístico ao evento.


Sesimbra promete atrair milhares

Carnaval de Sesimbra, uma imagem de marca do concelho, inclui desfiles das escolas nos dias 24 e 28 de Fevereiro, bailes de mascarados, concursos de fantasias, as tradicionais Cegadas, as Cavalhadas de Alfarim, o Desfile Trapalhão, na Quinta do Conde, e o popular cortejo de Palhaços, considerado um dos maiores do mundo.

Mas os desfiles das seis escolas de samba e dos dois grupos de axé, que acontecem nas tardes de domingo e terça-feira, são os momentos mais esperados do Carnaval de Sesimbra, que está entre os melhores do país. Com a belíssima baía como pano de fundo, e sempre à beira-mar, o cortejo junta perto de 1.300 desfilantes e milhares de espectadores ao longo de cerca de um quilómetro. Chocolate, o Ouro Negro que Adoça o Meu Samba, Roma, o Amor Proibido, Os Loucos que Fizeram História – Só Eles São Imortais e Atrás do Trio Elétrico Só Não Vai Quem Já Morreu são alguns dos temas que vão desfilar este ano na Marginal, o grande palco do Carnaval de Sesimbra.


Sines – Desfiles e festas

A 91.ª edição do Carnaval de Sines, onde a folia está garantida, contará com mais de dois mil de foliões, grupos de samba, músicos, acrobatas, cabeçudos e gigantones, que exibem euforia, alegria, cor, fantasia, muito ritmo e interação com o público.

O cinema e a televisão são, este ano, os temas escolhidos. A animação entre a zona histórica e a Avenida General Humberto Delgado será reforçada e haverá uma aposta no desfile de Carnaval nocturno, em que Sines foi pioneiro. A organização é da Associação de Carnaval.


Alhos Vedros – Foliões na rua

A Sociedade Filarmónica Recreio e União Alhosvedrense (S.F.R.U.A.), mais conhecida por “A Velhinha” volta a organizar o Corso de Carnaval de Alhos Vedros, este ano, com o tema “A Velhinha vai no Parque de Diversões”. O evento é apoiado pela Câmara Municipal da Moita, que atribuiu um apoio financeiro, no valor de 10 mil euros, destinado à dinamização do tradicional corso, além do apoio logístico necessário.

Nos dias 26 e 28 de Fevereiro, pelas 15h, quatro carros alegóricos, acompanhados de cerca de 450 foliões, vão sair à rua para “brincar” ao Carnaval e animar os milhares de visitantes que acorrem à vila de Alhos Vedros nesta altura do ano. A entrada é gratuita.

Este Carnaval tem rainha e damas de honor já eleitas. A rainha é Débora Mendes, a 1ª Dama de honor, Inês Machado e a 2ª Dama de honor, Jéssica Ferreira.