Campanha lançada pela autarquia: Setúbal é terra de peixe

 

O slogan “Setúbal Terra de Peixe” vai passar a fazer parte do eixo comunicacional no qual se centraliza um vasto conjunto de acções concertadas de promoção da gastronomia local. A iniciativa pretende atrair mais gente à cidade para provar o famoso peixe de Setúbal.

 

Cerca de centena de meia de pessoas participou lançamento da marca turística “Setúbal Terra de Peixe”, na passada sexta-feira ao final da tarde, na Casa da Baía, que incluiu a degustação de pratos gastronómicos acompanhados de vinhos da região.

“Se há algo que imediatamente ocorre quando se fala na cidade do Sado é, sem dúvida, o bom peixe”, disse a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, na apresentação da nova marca adiantando que o peixe de Setúbal é um “importante capital de promoção e dinamização turística a estimular e ampliar”.

Para a edil, a nova marca vai ajudar a detalhar “o perfil de quem procura o concelho em busca de boa gastronomia, de bom peixe”, frisando que é “fundamental conhecer a história da restauração e dos estabelecimentos existentes no concelho e dos pratos tradicionais”.

“Setúbal Terra de Peixe” é agora o eixo comunicacional no qual se centraliza um vasto conjunto de acções concertadas de promoção da gastronomia local e que a autarquia sadina já vinha a realizar através dos festivais gastronómicos. No futuro, pretende-se obter a certificação do peixe de qualidade apanhado na costa do concelho e servido nos restaurantes locais.

Quinzenas gastronómicas entre Fevereiro e Dezembro, criação de uma linha de merchandising e a recolha, valorização e promoção do receituário tradicional são algumas das acções que a câmara municipal vai promover no âmbito de “Setúbal Terra de Peixe”. Cursos sobre alimentação saudável, dirigidos principalmente ao público infantil, e a realização da Feira Peixe e Mar, para demonstração e comercialização de produtos e serviços de empresas locais, regionais e nacionais na área do mar e sobretudo das pescas, são outras iniciativas a desenvolver. Exposições sobre peixe, actividade piscatória e artefactos marítimos e de pesca, bem como a criação de um banco de imagens e de informação científica, técnica e literária sobre o peixe e as pescas estão também contempladas no âmbito do “Setúbal Terra de Peixe”.

A acção de divulgação da nova marca turística setubalense contou com a participação dos chefs Carlos Oliveira, Fernanda Amaro e Álvaro Santos e dos restaurantes Casa do Mar, Poço das Fontainhas, Kefish, Espaço Setúbal, Praxedes, Ponto de Encontro e O Ramila. Durante o evento foram apresentados diferentes pratos confecionados com pescado local, entre os quais uma caldeirada de Setúbal “à moda do Mercado do Livramento”, preparada por Piedade Mendão, comerciante naquela praça sadina.

“Temos do melhor aqui. Só é preciso trabalhar e divulgar” desabafou Carlos Oliveira sobre a iniciativa “Setúbal Terra de Peixe”, enquanto preparava sushi para os convidados. A mesma opinião tem a chef Fernanda Amaro para quem a nova marca “faz todo o sentido ao nível da promoção turística”.

 

Tudo porque, salientou Álvaro Santos, “o peixe de Setúbal é dos melhores que existem” realçando a qualidade com que a restauração local prepara pratos de pescado destacando o surgimento de “um novo movimento na restauração de Setúbal”, mais sensibilizada na apresentação e qualidade do serviço prestado ao cliente.