Câmara de Setúbal lamenta morte de Januário Trindade

Januário Trindade - Um dos mais carismáticos fadistas de Setúba

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou um voto de pesar, por unanimidade, pelo falecimento do fadista  setubalense, Januário Trindade,  durante sessão pública do executivo camarário, ocorrida hoje, 24 de Janeiro.

“A Câmara Municipal de Setúbal lamenta profundamente o falecimento de Januário Trindade”, endereçando “à família enlutada sentidos pêsames”, refere o voto de pesar apresentado pelo vereador da Cultura, Pedro Pina, tendo os vereadores feito um minuto de silêncio em memória do artista.

Fernando Paulino, vereador do PS, associou-se também ao voto de pesar e apresentou a proposta de atribuir o nome de Januário Trindade a uma rua da cidade. O autarca lembrou que o fadista participou em campanhas do Partido Socialista, sendo aliás candidato num acto eleitoral. “Gostaríamos que o seu nome ficasse perpetuado na cidade com a atribuição do seu nome de uma rua”, disse Fernando Paulino.

Também Fernando Monteiro, vereador do PSD, lamentou a morte do fadista, associando-se ao voto de pesar.

Um dos mais carismáticos fadistas de Setúbal, de 72 anos, faleceu no dia 15 de Janeiro, vítima de doença prolongada.

Januário Trindade começou a sua carreira no conjunto de baile “União” durante os anos 60 e depois do 25 de Abril de 1974 cantou fados quase sempre sarcásticos em relação à política da altura, como “A heroína do campo – Catarina Eufémia” ou “Humberto Delgado – o general sem medo”, e os problemas sociais com “A sociedade”.

 

Ficou conhecido como o “fadista revolucionário”. Canta na campanha à presidência da República de Pinheiro de Azevedo em 1976, com o tema “Pinheiro de Azevedo – O almirante sem medo”, seguindo-se o trabalho “Norton de Matos”. Lançou ainda “E morreu simplesmente Maria”, dedicado à cantora alemã de Leste, Cristina Cassola. Januário Trindade cantou sobretudo contra a pobreza e os males da sociedade.

Recorde-se que, em Novembro de 2016, duas dezenas de fadistas de Setúbal prestaram um tributo a Januário Trindade, nas instalações do Núcleo de Amigos do Bairro Santos Nicolau em Setúbal, sito na rua Dr. António Rodrigues da Costa, uma das últimas aparições públicas. “Januário Trindade impôs-se à consideração do público, amigos e colegas, como homem e artista, elevando o nome de Setúbal em Portugal e além-fronteiras”, justificaram os artistas responsáveis pela homenagem, adiantando que “com todo o carinho e admiração lhe rendemos este justo tributo”. Aliás ao longo do espectáculo, os fadistas de gerações diferentes, afirmaram palavras de elogio ao artista setubalense.