Câmara de Setúbal atribui 223 mil euros às companhias de teatro

A Câmara Municipal de Setúbal vai atribuir um subsídio global e anual de 223 mil euros às companhias de teatro residentes no concelho. Deste valor, mais de metade vai para o Teatro Animação de Setúbal (TAS), que receberá 130 mil euros, mediante “um conjunto de contrapartidas, como a realização de dez espectáculos/animações integrados em programas municipais”.

Segundo a Câmara Municipal de Setúbal, a companhia setubalense compromete-se ainda a participar no projecto anual “TAS no Teatro”, feito em parceria com a autarquia, destinado ao público infantil das escolas do 1.º ciclo do concelho, com 25 sessões do espectáculo “Fábulas e Lendas”. Acresce, igualmente, a participação do Teatro Animação de Setúbal no projecto anual “Comemorações do Dia Mundial do Teatro”, dinamizado igualmente em parceria com a autarquia e destinado à comunidade local e visitantes da cidade.

Já o Teatro Estúdio Fontenova receberá 50 mil euros, dos quais 20 mil euros se destinam a actividades de carácter regular e os restantes 30 mil à organização do Festival Internacional do Teatro de Setúbal – Festa do Teatro.

Em contrapartida, o Teatro Estúdio Fontenova compromete-se, a participar em debates promovidos pela autarquia e a realizar três espectáculos ou animações teatrais integrados em programas municipais, bem como doze sessões de formação aos grupos de teatro amadores ou escolares ou auxiliares de acção educativa do 1.º ciclo do ensino básico do concelho. O apoio implica, igualmente, a participação nas Comemorações do Dia Mundial do Teatro, em parceria com a autarquia, e a concretização de espetáculos e workshops na Casa da Cultura.

O Teatro Estúdio Fontenova deve ainda concretizar pelo menos duas produções integradas na programação anual da companhia.

Por sua vez, o Teatro do Elefante receberá 25 mil euros para comparticipar as actividades culturais de carácter regular da companhia, como a produção de espectáculos de teatro e a formação nas áreas relacionadas com a expressão dramática. Dos 25 mil euros a atribuir à companhia teatral, 12 mil destinam-se às actividades de carácter regular e três mil euros à realização do “Rua de Brincar”, programa de artes na rua, a decorrer de Junho a Setembro. Os restantes 10 mil euros destinam-se a comparticipar financeiramente a realização do “Tá na Rua” – Festival de Artes na Cidade”, a decorrer em Setembro.

O Teatro do Elefante compromete-se a realizar as actividades constantes no plano de actividades anual, nomeadamente as iniciativas “Rua de Brincar”, a decorrer de Junho a Setembro, e “Tá na Rua – Festival de Artes de Rua”, no mês de Setembro. Deve ainda participar nas comemorações do Dia Mundial do Teatro, em parceria com a autarquia, e apresentar aos alunos dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, no decorrer do ano lectivo, a performance “Na Pele da Terra”.

Para o GATEM – Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico, a autarquia sadina atribuirá um subsídio de 18 mil euros para apoio da actividade cultural. Dos 18 mil euros a atribuir à companhia teatral, 10 mil euros destinam-se a comparticipar as actividades culturais de carácter regular e os restantes 8 mil euros à realização do “Festival Internacional de Teatro e Artes Performativas – Bambolinices”, a decorrer entre 5 e 13 de Maio.

Em contrapartida, o GATEM compromete-se a levar aos jardins-de-infância do concelho dez sessões da peça “Há Festa na Floresta” e a realizar pelo menos uma produção integrada na programação anual da companhia. O grupo setubalense deve ainda participar nas Comemorações do Dia Mundial do Teatro, em parceria com a autarquia.