Câmara lança concurso para terminal rodoviário na praça do Brasil

A Câmara Municipal de Setúbal deverá aprovar o procedimento de lançamento de concurso público para construção do terminal interface de Setúbal, na praça do Brasil, junto à estação de comboios, na próxima reunião pública de 2 de Maio.

O terminal rodoviário terá uma área aproximada de 3.468 metros quadrados, com espaço para estacionamento de 14 autocarros, e o parque de estacionamento ocupará cerca de 3.000 metros quadrados, com 117 lugares de estacionamento distribuídos por um único piso. Está também prevista a construção de áreas de apoio à exploração, bilheteiras e instalações sanitárias.

A intenção deste projecto é concentrar as componentes ferroviária e rodoviária na praça do Brasil, a par do aumento da oferta de estacionamento automóvel, projecto enquadrado na estratégia desenvolvida pela autarquia sadina que atribui especial relevância a questão dos transportes públicos, quer municipais, quer intermunicipais e regionais.

Os terminais rodoviário e ferroviário de Setúbal encontram-se em diferentes pontos da cidade, sendo que o primeiro, na avenida 5 de Outubro, acarreta “todas as desvantagens de se localizar no centro histórico da cidade, distante dos outros meios de transporte existentes, nomeadamente o ferroviário e o fluvial, não simplificando, na grande maioria das situações, a mobilidade dos utentes até ao seu destino final”, refere a autarquia.

Esta preocupação levou a Câmara Municipal de Setúbal a procurar uma nova localização para o terminal rodoviário e a apresentar, no âmbito do PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Setúbal, na componente relativa à Mobilidade Urbana Sustentável, uma candidatura para a construção da futura Estação Intermodal de Setúbal. Para tal, foi negociada com a Infraestruturas de Portugal (IP) Património – Administração e Gestão Imobiliária, a celebração de um contrato de subconcessão, que concede à Câmara Municipal de Setúbal, do terreno necessário à construção da estação intermodal rodoviária, de um parque de estacionamento subterrâneo e de uma zona para a instalação de bilheteiras de apoio à estação, na envolvente ao terminal ferroviário, na Praça do Brasil. No âmbito do contrato de subconcessão, a IP Património confere à autarquia o direito de utilizar um terreno com uma área de 5.821 metros quadrados e espaços da estação ferroviária, pertencentes ao domínio público ferroviário, por um período de cinquenta anos.

Recorde-se que a autarquia encomendou à empresa TIS.pt – Consultores em Transportes, Inovação e Sistemas, um estudo de procura e viabilidade económico-financeira da concessão do parque de estacionamento subterrâneo e do terminal rodoviário associados ao terminal ferroviário.

O estudo conclui que, além de permitir um retorno financeiro positivo, a construção do novo terminal pode ser analisada numa “perspectiva económico-social”, tendo em conta “os benefícios gerados pelo projecto e sentidos pela sociedade em geral ou pela economia da cidade de Setúbal em particular”.

São apontados como exemplos de benefícios económicos a poupança em tempo de procura de estacionamento, o qual poderá ser aproveitado para outras actividades, a diminuição dos respectivos custos de operação dos veículos e o aumento de competitividade dos serviços e de segurança pela segregação das zonas de estacionamento e pedonais.