Câmara do Montijo reabilita Ermida de Santo António: Investimento de 189 mil euros

A Câmara Municipal do Montijo está proceder à reabilitação e restauro da Ermida de Santo António, na Quinta Pátio de Água, junto à sede da União de Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, na avenida dos Pescadores. Trata-se de um património arquitectónico classificado cujas origens remontam ao séc. XVI, que se encontrava em avançado estado de degradação.

O investimento total de 189.800 euros que conta com financiamento contractualizado no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano/Programa Operacional de Lisboa 2020, abrange a empreitada de reabilitação da construção; o restauro dos elementos artísticos existentes, nomeadamente azulejos setecentistas, vitrais e talha dourada; e uma nova intervenção artística da autoria da consagrada artista montijense Fernanda Fragateiro.

Neste momento estão a decorrer os trabalhos de restauro que incidem actualmente nos vitrais, de excepcional qualidade artística da oficina lisboeta de Ricardo Leone, que ali foram colocados cerca de 1950, aquando das alterações introduzidas sob projecto do arquitecto Porfírio Pardal Monteiro.

Segundo a Câmara Municipal do Montijo, “pela sua notável riqueza patrimonial e artística, este novo espaço destinado à realização de eventos culturais será mais um polo de atraccão para a cidade, prevendo-se a reabertura ao público para o próximo Verão”.