Setúbal atribui medalha da cidade a Herman José

A Câmara Municipal de Setúbal vai atribuir a Herman José, a medalha honorífica da cidade, na classe cultura, nuam cerimónia a realizar a 15 de Setembro, Dia de Bocage e da Cidade, feriado municipal.

Herman José nasceu a 19 de Março de 1954 (idade 64 anos), em Lisboa. Filho de pai alemão e espanhol, Hermann Krippahl (nascido em 1920), e de mãe portuguesa, Maria Odette Valadas (nascida em 1932).https://hermanjose.net/biografia/

Em 1983 tem o seu primeiro programa de humor com O Tal Canal que permite a unanimização à volta do seu humor, num dos seus mais profícuos trabalhos. No mesmo ano leva ao Festival RTP da Canção o tema A Cor do Teu Baton que fica em 2º lugar. A sua equipa regressa em Hermanias (1984), consolidando algumas das suas personagens mais marcantes, como o cronista de futebol José Estebes ou a rústica Maximiana.

O nome do humorista, com casa em Azeitão, faz parte da lista de personalidades e entidades que vão receber as Medalhas Honoríficas da Cidade.

A lista de atribuição de distinções inclui o agraciamento com a Medalha de Honra da Cidade em diferentes classes, consoante os quadrantes do panorama social em que se destacaram personalidades e instituições “de forma particularmente notória e nas mais diversas áreas, em algum momento da história local, ou continuadamente”, sublinha a deliberação camarária.

Na classe Cultura, o município sadino distingue o actor e encenador Carlos Curto, o escultor Virgílio Domingues, o actor Manuel Marques, o humorista, actor e embaixador da Cidade de Setúbal Herman José e ainda Oliveiros Sobral do Rosário, ensaiador de marchas e promotor de diversos projetos culturais no concelho.

Nesta classe são, igualmente, agraciados a AMEC – Associação Música, Educação e Cultura e o grupo de voluntários do projecto “Memórias – Museu do Trabalho/Arquivo Américo Ribeiro”, constituído por José Pedrosa, a título póstumo, Raul Gamito Gomes, Rogério Vaz de Carvalho e Alberto Sousa Pereira.

O fundador da ACM Setúbal, Mário de Melo Pereira, a título póstumo, e o médico Luís Machado Luciano são agraciados com a Medalha de Honra da Cidade nas classes de Associativismo e Sindicalismo e de Ciência e Tecnologia, respetivamente.

No Desporto, são distinguidos com a Medalha de Honra da Cidade em 2018 o Núcleo de Árbitros de Futebol da Cidade de Setúbal, o enfermeiro das seleções nacionais de futebol Carlos Martinho e o diretor da Volta a Portugal em Bicicleta e embaixador de Setúbal, Joaquim Oliveira.

A Casa do Cego, em Vila Nogueira de Azeitão, uma das mais históricas pastelarias do concelho, especializada em tortas de Azeitão, e o Minimercado Cardoso, fundado em agosto de 1900, em Vendas de Azeitão, recebem a distinção honorífica na classe Comércio.

Na classe Paz e Liberdade são agraciados o Movimento Democrático das Mulheres, a primeira mulher enfermeira paraquedista portuguesa Maria Arminda dos Santos, o antigo autarca José Manuel Carvalho da Silva e, a título póstumo, Benjamim Carvalho, um dos fundadores do Partido Socialista de Setúbal, sindicalista e autarca.

Também José Récio, empresário com papel importante no processo de paz e promoção de projetos sociais em Angola, é distinguido com uma medalha nesta classe no Dia de Bocage e da Cidade.

Na classe Indústria, o homenageado é José António Rodrigues, presidente do conselho de administração da Lisnave.

Na classe Turismo são agraciados António Maria Saramago, conceituado e premiado enólogo azeitonense, fundador da empresa António Saramago-Vinhos, Henrique Soares, presidente da Associação de Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal e da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, o empresário da náutica de recreio João Barbas de Oliveira e a empresa de observação de golfinhos Vertigem Azul.