Baía do Tejo certificada pela Qualidade

Empresa iniciou processo há três anos

Baía do Tejo certificada pela Qualidade

 

Baía do Tejo concluiu recentemente o seu processo de certificação, com o sistema de gestão da qualidade da empresa a contar agora com a norma ISO 9001.

 

Luís Geirinhas

 

A Baía do Tejo concluiu recentemente o seu processo de certificação, contando agora com a chancela de empresa certificada pela norma ISO 9001, que diz respeito à Qualidade. O seu presidente, Jacinto Pereira, destaca que o momento “assume uma particular importância e simbolismo”, que representa o culminar de um processo iniciado há três anos pela actual administração, novamente empossada no passado mês de Maio. O início do processo aconteceu quando a equipa que dirige a empresa decidiu “orientar a sua estratégia para além da missão da gestão dos parques empresariais do Barreiro, Seixal e Estarreja, para a promoção do projecto existente para todo o Arco Ribeirinho Sul”, explicou. Entre os objectivos actuais da Baía do Tejo encontra-se a “criação de condições para atrair novas empresas, mais investimento e criação de mais emprego”, frisou o responsável.

“Desde que se definiu esta estratégia com essa visão, percebeu-se que a obtenção da certificação de qualidade para a empresa iria facilitar todo este trabalho a que nos propusemos, no sentido de atingir esses objectivos”, realçou, nomeadamente através de a “promoção interna e externa dos nossos parques empresariais, que seria muito potenciada por esta certificação”, disse.

O facto de a empresa gerir actualmente três parques com cerca de 250 empresas “leva a que a Baía do Tejo tenha que assumir a responsabilidade de se constituir como um exemplo e uma referência no âmbito da comunidade onde está inserida e no âmbito do seu universo de clientes, afirmando-se como um exemplo da difusão das boas práticas de gestão”, acrescentou. Recorde-se que o processo de certificação iniciou-se em 2013, envolvendo de modo transversal um número alargado de elementos daquela empresa e implicado a profunda alteração dos procedimentos em practicamente todas as direcções da empresa.

Patrícia Pereira, directora para a certificação da multinacional Suiça SGS em Portugal, felicita a iniciativa, tendo explicado que o sistema de gestão da qualidade “tem como missão, para além da satisfação do cliente, olhar para dentro da própria organização” com vista ao seu melhoramento e, com a certificação, “demonstrar publicamente que a mesma cumpre aquilo a que se tinha comprometido”, destacou. A este propósito, Patrícia Pereira afirmou que “não basta chegar aqui, sendo que daqui para a frente o desafio, além de manter é também de ir melhorando” com a ajuda de todos, porque “sem as pessoas não há organizações, e sem estas não há certificação”, sublinhou.

Paulo Gamito, administrador da Baía do Tejo que conduziu todo o processo de certificação, explicou que esta necessidade foi diagnosticada pela administração, que precisou de “reorganizar e sistematizar o procedimento de dotar a empresa de um conjunto de práticas mais condizentes com o que são as boas práticas de gestão”, tendo sido implementadas três normas, uma das quais a ISO 9001. “Uma implementação desta natureza e com esta envergadura ou amplitude, dificilmente se faz se não for com as pessoas”, referiu, salientando que o objectivo era que o processo fosse feito com e para as pessoas. “Se assim não fosse dificilmente conseguiríamos obter os resultados que temos e que conseguimos alcançar”, explicou.