Associação das Colectividades do Concelho de Setúbal toma posse

Os órgãos sociais da Associação das Coletividades do Concelho de Setúbal tomaram posse no dia 18 de Janeiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. A primeira direcção desta associação é composta por Nuno Soares, presidente, Madalena Lopes e Miguel Aleixo, vice-presidentes, Vera Godinho, tesoureira, Arnaldo Alegria e Francisco Picanço, secretários, e Pedro Patas, Joaquim Lopes e António Carvalho, vogais.

Já a Assembleia Geral da nova associação é formada por Alcides Santos, presidente, João Palongo, vice-presidente, e Margarida Rodrigues, secretária, enquanto o Conselho Fiscal é composto por Carlos Branco, presidente, Álvaro Tavares, secretário, e Rosalina Neves, relatora.

Esta nova associação, uma estrutura descentralizada e autónoma da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto,  com quatro dezenas de membros, nasce de um processo participado que procurou assegurar a participação do maior número possível de estruturas associativas do concelho.

O presidente da Associação das Colectividades do Concelho de Setúbal, Nuno Soares, salientou que a tomada de posse dos órgãos sociais é o culminar de um processo longo, iniciado em Julho de 2016 por uma comissão instaladora, com estatutos aprovados em Julho de 2017 e eleições em Dezembro do mesmo ano.

“A prioridade é reforçar a coesão do movimento associativo e fazer um diagnóstico e um levantamento das necessidades das colectividades e associações”, disse Nuno Soares, adiantando que a estratégia inicial passa por “procurar trazer para a Associação das Colectividades do Concelho de Setúbal um maior número de associados, sejam associações e coletividades confederadas ou não, com base numa política de proximidade e parceria”.

A nova estrutura procura valorizar o movimento associativo popular, promover a cooperação e a rentabilização de meios e recursos, apoiar as associações em assuntos de contabilidade, fiscalidade e direito, formar dirigentes associativos e estabelecer parcerias para um trabalho e interesse conjuntos.