Ampliação do molhe leste do porto de Sines

 A ministra do Mar​, Ana Paula Vitorino, autorizou a Administração dos Portos de Sines e Algarve (APS) a lançar o processo de concurso da empreitada de “execução da 3.ª fase de ampliação do molhe leste do porto de Sines”, com o valor base de 88 milhões de euros. O concurso já lançado no dia 4 de Agosto vai garantir a segurança e operacionalidade do porto alentejano, o maior do país.

“A ampliação do molhe leste em 750 metros apresenta-se com o intuito multifatorial de garantir condições adequadas de abrigo à agitação marítima, de proporcionar melhores condições de manobras de acesso e rotação dos navios de maiores dimensões, de incrementar a operacionalidade existente, cujas taxas de utilização têm vindo a crescer, facilitando deste modo a expansão do porto”, refere o Ministério do Mar.

Com o lançamento deste concurso dá-se “mais um passo na concretização de uma estratégia de aumento da competitividade do porto de Sines e do sistema portuário nacional, potenciando o mercado de carga contentorizada que tem tido crescimentos acentuados no país e a nível mundial”, afirma.

Recorde-se que a “Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária”, apresentada pelo governo em Dezembro de 2016, atribui prioridade máxima ao desenvolvimento do segmento de carga contentorizada no porto de Sines, que passou de uma movimentação de 20.000 TEU (Twenty-Foot Equivalent Units, utilizada para contentores no shipping internacional), em 2004, para mais de 1 milhão e 500 mil TEU, em 2016.

O aumento da capacidade de movimentação de contentores no porto de Sines, será conseguida quer através da expansão do já existente Terminal XXI, quer através da construção de um novo terminal, tendo a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, determinado à APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve que desenvolvesse com celeridade todas as acções necessárias à concretização desse objectivo de competitividade.

Sines mantém a liderança entre os portos nacionais com uma quota de mercado de 52,8% do total da carga movimentada. Olhando para o segmento de movimento global de contentores, este atingiu, entre Janeiro e Junho deste ano, um número recorde de 969,6 mil unidades e cerca de 1,6 milhões de TEU . Sines também detém a liderança neste segmento (59% do total) seguido de Leixões (19,7%), Lisboa (15,4%) e Setúbal (5,3%).


Porto de Setúbal

Investimento de 25 milhões nos acessos

O concurso público internacional para a intervenção nos acessos marítimos ao porto de Setúbal já foi lançado, numa obra orçada em 25,3 milhões de euros, anunciou o Ministério do Mar. O projecto integra a “Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária 2016-2026”, que foi apresentada pela ministra do Mar em Novembro de 2016.

“Após ter sido concluído com sucesso o procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental que recaiu sobre o projecto técnico de execução e sobre o Estudo de Impacte Ambiental, foram criadas as condições para o lançamento do Concurso Público Internacional, que ocorreu no passado dia 2 de Agosto“, refere o governo, em comunicado.

“O projecto consiste num conjunto de dragagens de primeiro estabelecimento para aprofundamento nos canais de navegação, de modo a permitir a entrada de navios de maiores dimensões e com maior calado“, frisa o gabinete de Ana Paula Vitorino.

Para além do aprofundamento, o projecto inclui o alargamento do canal de acesso, permitindo o cruzamento de navios, e a criação de uma nova bacia de manobra, implicando um volume total de dragagem de 3,5 milhões de metros cúbicos de areia.

“Ultrapassar as restrições de navegabilidade actualmente existentes no porto de Setúbal é uma ambição e um projecto já anteriormente tentado, mas que agora tem todas as condições técnicas, financeiras, ambientais e políticas para ser concretizado, colocando o porto de Setúbal num lugar cimeiro do Sistema Portuário Nacional. Com esta obra o porto de Setúbal poderá receber mais e maiores navios”, concluiu o documento.