Alcácer do Sal em festa de 24 a 26 de Junho: Mariza promete atrair milhares à PIMEL

Mariza, Nelson Freitas e a Orquestra Ligeira do Exército são as grandes atracções da PIMEL que decorrerá durante 3 dias em Alcácer do Sal.

Florindo Cardoso

Mariza é a grande atracção da 26.ª edição da PIMEL – Feira do Turismo e das Actividades Económicas que terá lugar de 24 a 26 de Junho no Parque de Feiras e Exposições de Alcácer do Sal, estando previsto um espectáculo com repertório único, o primeiro que dá no Litoral Alentejano. A fadista, que actuará no dia 25 de Junho às 22.30 horas, apresenta como convidados os cantores Fábia Rebordão e Artur Batalha.

A artista que não esteve presente, na apresentação da PIMEL, por se encontrar em digressão no estrangeiro, mas mandou uma mensagem, onde promete um grande espectáculo. “Foi com muita alegria que recebi este convite” da câmara e “vamos fazer uma grande festa”. “Estarei convosco no dia 25, trazendo temas que todos conhecem” como “Rosa Branca”, “Chuva”, “Oh Gente da Minha Terra”, “O Melhor de Mim”, adiantou.

A PIMEL terá ainda como atracções musicais Nelson Freitas (dia 26) e a Orquestra Ligeira do Exército (dia 24), ambos com início às 22.30 horas. De destacar ainda a Gala Equestre do mestre Valença, com a fadista Teresa Tapadas e bailado clássico, às 21.15 horas, no espaço hípico, antes do espectáculo de Mariza, e a corrida de toiros na praça João Branco Núncio, com o cavaleiro Luís Rouxinol, entre outros, e o Grupo de Forcados de Montemor.

Ao longo dos três dias decorrerão várias actividades como o comboio turístico, pelos bairros da cidade, a exposição de gado e máquinas agrícolas, a tenda kidzania para as crianças, um colóquio sobre agricultura, animação de rua e gastronomia.

O presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, salientou que a edição deste ano “não é apenas mais uma tradição e o marcar de calendário” porque “há uma mudança que tem todo o significado e que marca a diferença” com a autarquia “a chamar para a organização a Caixa de Crédito Agrícola e a Associação de Agricultores”. “Percebemos que uma evidência objectiva que é o facto de a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Alcácer do Sal e de Montemor-o-Novo, que no dia 3 de Junho comemorou 100 anos de existência e a Associação de Agricultores de Alcácer do Sal que é fortemente representativa dos produtores de arroz e de todo o tipo de produção agrícola, pecuária e florestal, teriam connosco uma capacidade de multiplicação de forças, que a câmara sozinha não seria capaz de ter”, salientou o edil.

Vítor Proença frisou que “o centro de tudo tem de ser a produção agroalimentar e os produtores que produzem riqueza para este país e esta região e foi nesse sentido que o convite foi feito”.

Já Francisco Vacas, presidente da Associação de Agricultores de Alcácer, que este ano celebra o seu 40.º aniversário, afirmou que “tivemos algum receio ao aceitar o convite da câmara porque não é propriamente o nosso intuito mas pensámos que é fundamental este desafio”. A partir daí, “evidenciamos esforços para organizar um espaço dentro da PIMEL, relacionado com a agro-indústria”, e nesse sentido será montada uma grande tenda, uma exposição de animais bovinos e caprinos e de tractores e alfaias agrícolas, um espaço com mais de 10 stands de empresas ligadas ao sector e um colóquio sobre actividades económicas, na véspera do certame, dia 23 de Junho, às 9.30 horas, no auditório municipal.

Por sua vez, o presidente da Caixa de Crédito Agrícola, Carlos Bicha da Silva, disse que “só a colaboração conjunta de todas as actividades e das forças vivas da terra é possível caminhar rumo ao futuro com mais segurança e desenvolvimento”.

A inauguração da PIMEL está marcada para as 11 horas do dia 24 de Junho, feriado municipal de Alcácer, e contará com alguns convidados especiais como a presença da embaixadora do Alentejo, Bárbara Guimarães.