Sesimbra é capital do futebol de praia – Protocolo celebrado entre quatro entidades

Os presidentes da Câmara Municipal de Sesimbra, Francisco Jesus, da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, da Associação de Futebol de Setúbal, Francisco Cardoso, e o tesoureiro da Junta de Freguesia do Castelo, Ricardo Dias, em representação do presidente Maria Manuel Gomes, assinaram um protocolo para a promoção e organização de actividades recreativas e de lazer no âmbito do desporto, de acordo com o decreto-lei n.º 45/2015, no dia 16 de Janeiro, na Sala do Governador, Fortaleza de Santiago.

Este acordo reforça ainda a colaboração entre estas entidades com vista à realização da 8.ª edição do “Sesimbra Summer Cup”, torneio internacional de futebol infantil, que decorre de 27 de Junho a 1 de Julho, em vários complexos desportivos do concelho de Sesimbra, numa organização conjunta da Junta de Freguesia do Castelo, Grupo Desportivo de Sesimbra, Grupo Desportivo de Alfarim, Associação de Cultura e Recreio União Trabalhadora Zambujalense e Associação de Desenvolvimento da Quinta do Conde, com o apoio da Associação de Futebol de Setúbal, Federação Portuguesa de Futebol e Câmara Municipal de Sesimbra.

O “Sesimbra Summer Cup”, nas modalidades de futebol e de futebol de praia, que vai reunir 60 equipas de formação e centenas de atletas nacionais e estrangeiros, dos 8 aos 15 anos, em vários escalões, disputa-se em vários campos de futebol do concelho e no Estádio da Praia do Ouro, em Sesimbra.

Na cerimónia de assinatura do protocolo, Francisco Jesus, lembrou que esteve na génese deste processo e do “Sesimbra Summer Cup”, na altura como presidente da Junta de Freguesia do Castelo. “O protocolo vem regular esta actividade naquilo que são os pressupostos do decreto-lei n.º 45/2015, garantindo a segurança, qualidade e cumprimento das obrigações por parte de todos os participantes”, afirmou o edil, acrescentando que “o protocolo abrange outros eventos que se venham a realizar”.

“Sesimbra, ao longo destes sete anos do ‘Summer Cup’, com a participação de jovens no futebol de praia tem um conjunto significativo de sesimbrenses a participarem em diversos campeonatos e clubes”, concluiu o autarca, apelando ao presidente da FPF para que incluía Sesimbra no circuito das finais dos campeonatos.

Fernando Gomes disse que “Sesimbra é um dos poucos locais do país que tem um estádio de futebol de praia permanente, e não temos isso ao longo da nossa costa, onde se pode praticar a modalidade todo o ano”. “Ao assinar este protocolo estamos a dar corpo a um formalismo e relação que já existe”, disse, frisando que a FPF “preocupa-se com a salvaguarda da saúde e segurança dos atletas” e o decreto em referência permite “o estabelecimento deste tipo de protocolos para haver uma identificação e homologação das provas”.

Francisco Cardoso salientou que este “é um dos maiores eventos a nível nacional das camadas jovens e nesse sentido, desde a primeira hora a Associação de Futebol de Setúbal apadrinhou e esteve sempre ao lado das autarquias e dos clubes”.

Já Ricardo Dias, salientou que “em futebol de praia temos dado uma boa ajuda à Federação Portuguesa de Futebol porque não há outro torneio onde participem meninos de tenra idade a praticar este desporto”, adiantando que a Junta de Freguesia do Castelo quer contribuir para “tornar este evento cada vez maior”.