Inspector Max filmado em Setúbal: Câmara assina protocolo com produtora

O inspector e o cão Max estão de volta à cidade de Setúbal. As gravações já começaram e prolongam-se até Fevereiro. A autarquia sadina apoia a produção, com a isenção de taxas no valor de 37 mil euros, por considerar o retorno para a imagem da cidade muito maior.

A Câmara Municipal de Setúbal vai celebrar um protocolo de colaboração com a produtora de televisão “Coral Europa”, para a realização da série da TVI “Inspector Max”, na cidade, cujas filmagens decorrem entre este mês e Fevereiro de 2017.

Para a autarquia, a gravação desta série “tem interesse para a promoção e projecção da cidade e do concelho, graças à visibilidade televisiva que garantirá a Setúbal”, sendo esperado um “considerável retorno” em matéria de visitantes turísticos e de divulgação do nome da cidade.

Segundo o documento assinado pelas partes, a Coral Europa compromete-se a incidir na região e no concelho de Setúbal a maior parte da realização do enredo da história, com a garantia de que “as povoações e lugares serão evocados pelo respectivo topónimo”.

A Câmara Municipal de Setúbal, isenta a produtora do pagamento de taxas de mais de 37 mil euros, compromete-se ainda a assegurar “a agilização dos procedimentos para a utilização de locais de gravação públicos e edifícios particulares, ao nível de fachadas e interiores de prédios, hotéis, associações desportivas, bares e restaurantes e discotecas, desde que previamente autorizados pelos proprietários.”

Recentemente mais de trezentas pessoas participaram num casting de escolha elenco adicional e de figurantes para a série que tem como protagonista o actor Fernando Luís e claro o cão Max.

“Eu quero conhecer o Max”, diz o pequeno Martim, que não se importa de acordar mais cedo para viver um dia diferente. “Expliquei-lhe em casa que o Max não vai estar aqui”, adianta o pai do pequeno de 6 anos. Já Marta Rosa, 16 anos, estudante de artes, ambiciona uma carreira no mundo da representação. “É a primeira vez que participo num casting, estou nervosa. Gostava de fazer uma participação na série e aparecer na televisão.”

A série “Inspector Max”, que sempre teve referências a Setúbal, é agora, na terceira temporada, centrada na cidade e por isso a necessidade da existência de um casting direccionado a pessoas do concelho, de todas as idades. “Estamos a identificar potenciais candidatos a várias personagens para integrarem o elenco contínuo da série. Temos algumas personagens que pretendemos que tenham o cunho da região, como o sotaque característico de Setúbal”, explica Eurico Rodrigues, responsável pela agência Bastidor d’Emoções, promotora da iniciativa.

A série “Inspetor Max” estreou na TVI em 2004 e tem-se mantido no ecrã desde então, com episódios repetidos nas manhãs de fim-de-semana. O sucesso obtido junto do público levou a que seja gravada uma nova temporada da série, que conta no elenco com os actores Fernando Luís, Rui Santos e Ruy de Carvalho já confirmados.  Participam ainda José Carlos Pereira, Isaac Alfaiate, Rita Salema, Sílvia Rizzo, Ruy de Carvalho e Mariana Marques Guedes.

As gravações da terceira temporada de Inspector Max decorrem actualmente em Lisboa. É expectável que a estreia dos novos episódios aconteça no primeiro semestre do ano.