1.067 árvores abatidas em Pinhal de Negreiros

O vereador da Protecção Civil da Câmara Municipal de Setúbal, Carlos Rabaçal, anunciou que foram já identificadas 1.067 árvores para abate e estão a ser realizadas naquela zona do concelho acções de limpeza, cortes de árvores e desmatações.

“O objectivo é proceder ao reordenamento florestal daquela área, criar um espaço aprazível para a população e não uma zona de combustível”, disse Carlos Rabaçal, na apresentação do Plano Operacional Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios que decorreu ontem, 13 de Junho, na Casa da Baía.

É uma “situação peculiar”, numa zona de fronteira com o concelho de Sesimbra, onde está em curso um projecto para análise da limpeza de terrenos e desmatação, na sequência de reuniões feitas pelo município com um grupo de trabalho constituído por moradores.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Setúbal vai promover um sessão de esclarecimento com moradores de Pinhal de Negreiros no dia 21 de Junho, às 21h00, na Escola Básica da Brejoeira, para debater esta situação.

A sessão tem como principal ponto de discussão as acções realizadas ao abrigo do Decreto-Lei n.º 124/2006, alterado pela Lei 76/2017, que impôs obrigações de limpeza de terrenos, como desmatações e outras, em áreas florestais localizadas junto de zonas habitacionais.

Os moradores podem colocar outras questões a discussão de interesse para Pinhal de Negreiros, à semelhança do que sucedeu noutra reunião pública realizada com a população local, em Janeiro último.

Recorde-se que a limpeza de terrenos, com abate de pinheiros gerou grande polémica e acções de protesto por parte dos moradores.